Revisada para baixo, nova projeção da entidade indica 1,8% de avanço até o final do ano
A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta quinta-feira (18) a nova edição do Índice Abramat, levantamento mensal produzido com exclusividade pela consultoria Ecconit.
O Índice Abramat/Ecconit é um dos principais termômetros da indústria nacional de materiais de construção, reunindo dados econômicos estratégicos do setor e auxiliando na tomada de decisões de empresas, governo e agentes de mercado.
Revisitando os dados de julho, o faturamento total deflacionado dos materiais de construção registrou decréscimo de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2024, mostra a nova edição da sondagem.
Na comparação com ajuste sazonal em relação a junho, houve expansão de 0,9%.
Após análise do mês de agosto, no qual o faturamento da indústria de materiais teve aumento de 1% na comparação com o mês anterior com ajuste sazonal, houve decréscimo de 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2024.
A projeção de fechamento de 2025 foi revisada para baixo, passando a um crescimento de 1,8%.
A expectativa inicial baseada nos resultados acumulados do 1º semestre projetava alta de 2,8% no faturamento anual.
“Os resultados acumulados até agosto mostraram a necessidade de um reajuste na expectativa de crescimento da indústria, mantendo-a sólida e realista”, comenta Paulo Engler, presidente da Abramat.