São Paulo

Localização

Construção civil adota modelo plug and play para acelerar obras em Steel Frame

Com solução inspirada no Sistema Toyota, iBUILD transforma instalações elétricas em processo rápido e padronizado

A construção civil está se modernizando no Brasil, ao passo que novas tecnologias se aplicam à engenharia.

Um sistema construtivo que vem ganhando cada vez mais espaço no país é o Steel Frame, conhecido pelas estruturas de aço galvanizado que substituem a alvenaria tradicional.

Outra característica forte desse modelo é que entre as paredes de aço e o acabamento passam outras inovações, como sistemas elétricos personalizados para cada tipo de obra.

Como, por exemplo, a opção de imóvel sem fios expostos ou furos na parede. A empresa iBUILD, considerada a primeira franquia de construção em Steel Frame do país, entrega obras 100% prontas aos novos moradores, sem necessidade de reparos adicionais ou reajustes financeiros.

Segundo Diego Vaz, CEO da iBUILD. todas as etapas são planejadas antes da construção, inclusive a elétrica.

“As peças são adquiridas de empresas parceiras que montam dispositivos personalizados para nossas obras. Industrializando, não temos materiais excedentes que chegarão na obra para o funcionário usar sem instruções. Chega tudo cortado absolutamente na medida certa e com todos os manuais de instalação”, esclarece Vaz.

O executivo destaca que as vantagens de um sistema elétrico pré-fabricado são: velocidade de execução (até 10 vezes mais rápida) e redução no desperdício de material.

Desde que a marca inseriu esta tecnologia em suas obras, comenta o CEO, notou-se que sua instalação passou a ser concluída em dois dias, em média.

Para vias de comparação, a montagem de uma rede elétrica em uma casa de alvenaria tradicional pode chegar a 30 dias.

“O projeto elétrico desenvolvido e aplicado pela iBUILD constitui-se no sistema BIM, um modelo que reúne todas as informações da construção, facilitando o planejamento, execução e manutenção. Em linhas gerais, são produzidos previamente todos os quadros elétricos, caixas de passagens, ramal de circuitos e fiação – já passada pelos conduítes –, que ao final, ligam-se aos terminais de tomadas e interruptores”, reforça Vaz.

As partes do sistema chegam na obra em sacos com identificação. Já na montagem, os dispositivos são conferidos em um aplicativo de realidade virtual aumentada, para certificar que os operadores estarão fazendo a instalação correta.

“É importante dizer que o sistema elétrico é organizado em módulos que são posicionados e fixados em seus locais, conectando-se facilmente em uma engrenagem ‘plug and play’ – que de forma clara, nada mais é que uma peça ser integrada facilmente a um sistema maior com rapidez, sem fricção e com impacto imediato. Essa solução já vem pronta para operar, sem depender de adaptações demoradas ou customizações”, destaca Vaz.

(Fonte)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diretor Comercial
Rafael A. Nunes

A RN Engenharia foi fundada em 2014, e atua em todo o território brasileiro nos segmentos de obras de Engenharia, Civil, Mecânica e Hidráulica.

notícias recentes
Siga-nos
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter